segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
28. Dezenove quilômetros
Agora, somente dezenove quilômetros me separam de Santiago de Compostela.
Mas, nesses vinte e tantos dias contínuos de caminhada, muitas coisas aconteceram.
E se me perguntassem: o que foi mais importante em todo o Caminho?
Eu responderia imediatamente: _Acho que conheci um pouco mais de mim mesmo. De fato, algumas coisas eu já conhecia, mas creio que agora resolvi aceitá-las.
Durante caminhada de hoje, que me trouxe para esse lugar chamado Arca, encontrei o Edmur. Um brasileiro de Santa Catarina, com quem pude andar e compartilhar experiências por alguns quilômetros.
Durante a conversa, veio a questão chave sobre os ganhos de uma aventura como essa. E muitos desses ganhos foram obtidos pelo aprendizado proporcionado por um punhado de pequenos erros. Conhecemos muita gente, lugares, história, e arte. Tivemos a chance de presentear nossos olhos com algumas paisagens lindíssimas, outras nem tanto, mas enfim, um saldo enormemente positivo.
Edmur citou o desenvolvimento da tolerância, algo que se aguça pela insistência na convivência dos albergues.
E agora, faltando tão pouco para finalmente chegarmos, já sinto um pouco da surpreendente e inexplicável vontade de começar tudo novamente.
Confesso que não pensei isso antes. Pelo contrário, em alguns momentos me perguntei sobre os motivos de estar percorrendo o Caminho.
Mas, começar de novo o Caminho de Santiago? Teria isso algum sentido? Talvez não, pelo menos nesse momento.
Contudo, começar outros novos caminhos, retomar alguns outros que já foram perdidos e nunca reencontrados, continuar caminhos já iniciados, enfim, descobrir ou redescobrir os meus próprios caminhos.
Alguns, naturais. Outros, não tão convencionais.
Mas definitivamente, seguir o bom Caminho. Entender as suas curvas, e os seus desvios. E principalmente, compreender o seu fim. Ou seria um recomeço?
Prestar muita atenção em cada detalhe, mas não tanto que possa perder a direção. Olhar, simplesmente. E seguir em frente, sempre.
Um dia talvez, eu finalmente entenda o significado desse caminho tão especial, a busca interminável da sabedoria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário